Seleção

A seleção para ingresso no Doutorado é realizada anualmente, obedecendo as seguintes etapas:
1. Contato prévio com o orientador pretendido, ao menos um semestre antes da data de inscrição na seleção. Como a seleção exige a apresentação de um anteprojeto pelo candidato, já indicando (i) filiação a uma linha de pesquisa e (ii) o orientador pretendido, é importante que seja feita esta consulta prévia ao possível orientador que deverá, caso tenha disponibilidade e aceite a proposta de orientação, prever vaga para o candidato no Edital.
2. Aprovação em prova de conhecimento específico em Linguística, somente no caso de o candidato não ter feito mestrado em Linguística, devendo obter-se nota minima 7,0 (sete).
3. Aprovação em prova de espanhol, francês ou italiano, devendo obter nota minima 7,0 (sete). Candidatos ao Doutorado, provenientes de mestrados em que não foram testados em inglês também deverão realizar o teste dessa língua.
4. Arguição do anteprojeto e do memorial, no caso de ingresso no Doutorado, devendo-se obter, igualmente, nota mínima 7,0 (sete).

Para mais informações, acesse a página Contato ou ligue para a secretaria do Programa de Pós-Graduação em Linguística (21) 2598-9710

LISTA DE DOCUMENTOS REQUERIDOS:

1. Memorial
2. Projeto de Doutorado
3. Curriculum Vitae
IMPORTANTE: Estes três documentos acadêmicos necessariamente devem ser apresentados, no ato da inscrição, em um volume único, em três vias, e na ordem acima estabelecida.

FORMATAÇÃO DO VOLUME ÚNICO: 1. O volume se inicia com a Folha de Rosto, na qual devem necessariamente constar somente os seguintes dados, nesta ordem:
1º – Título do projeto
2º – Nome do candidato
3º – Programa e área para a qual o candidato concorre
4º – Linha de pesquisa e nome do orientador pretendido
5º – Data e ano
6º – UFRJ – Faculdade de Letras

2. É obrigatória a paginação corrida, respeitando, obrigatoriamente, a ordem dos documentos, ou seja, a paginação diz respeito a todo o volume e não a cada documento separado.
3. É importante que o projeto se inscreva dentro de uma das Linhas de Pesquisa do Programa. Esta orientação é fundamental para o julgamento do Projeto, ou seja, sua sintonia com a área e a Linha de Pesquisa escolhidas.
4. O projeto deve seguir o modelo de roteiro proposto.

5. O memorial deve ter as seguintes características:
a. Memorial diz respeito ao percurso intelectual;
b. O candidato deve destacas os tópicos principais da sua formação, das atividades acadêmicas e da sua produção intelectual;
c. Deve mostrar a coerência e a integração das atividades intelectuais;
d. Essas características devem mostrar o porquê de querer cursar o Doutorado e da escolha da Área.

6. Curriculum Vitae deve começar pela identificação:
a. Pessoal;
b. Profissional;
c. Acadêmica;
d. Produção Acadêmica

OBSERVAÇÕES GERAIS:
1º – O diversos documentos acadêmicos acima exigidos devem estar bem redigidos e escritos. A clareza e correção, entre outros, se tornam critérios importantes para a atribuição final da nota.
2º – Se os documentos não obedecerem às normas acima expostas não será efetivada a inscrição.
3º – O candidato deve consultar o edital e verificar a documentação formal e outras informações exigidas para inscrição no doutorado.





Coordenação

Coordenadora: Prof. Aniela Improta França
aniela@letras.ufrj.br
Vice-coordenador: Prof. Alessandro M. Boechat
alboechat@gmail.com
Secretário: Mário Lúcio
lucio@letras.ufrj.br

Contate-nos

Entre em contato conosco pelo telefone oficial da pós-graduação ou pelo email

Endereço

Programa de Pós-graduação em Letras Clássicas
Faculdade de Letras da UFRJ
Av. Horácio de Macedo, 2151
Sala F. 321
Cidade Universitária - CEP 21941-917
Rio de Janeiro - RJ