Neste ano foram defendidas 4 teses.

Útlima atualização 09/05/2017

Lins, M.P.P.

Título: Organização tópica do discurso de tiras diárias de quadrinhos

Orientadora: Maria da Conceição Auxiliadora de Paiva Páginas: 214


Resumo da Tese

Linha de pesquisa:Língua e Sociedade

Este trabalho consiste em um estudo sobre o gerenciamento do tópico discursivo em seqüências de tiras de quadrinhos, dentro da perspectiva funcionalista. A análise objetivou a delimitação de unidades tópicas, tendo em vista índices visuais e lingüísticos. Verificou-se que os níveis linear e hierárquico devem ser levados em conta para a identificação da progressão temática e delimitação das fronteiras tópicas.

Frade, C.C.

Título: A condicionalidade no contrato internacional em inglês

Orientadora: Maria Cecilia Magalhães MollicaPáginas: 200


Resumo da Tese

Linha de pesquisa:Língua e Sociedade

O contrato internacional em inglês é um instrumento jurídico regido pelos princípios da common law, o direito consuetudinário anglo-saxão baseado em precedentes e não codificado, usado nas transações financeiras e comerciais internacionais e cujo acordo entre as partes se submete a dois ou mais sistemas jurídicos. Como gênero, o contrato é caracterizado por convenções e preferências de uso relativamente estáveis de certas formas e construções lingüísticas desenvolvidas a partir de situações recorrentes e que operam como indício de pertencimento à comunidade jurídica. Este estudo tem um duplo objetivo: investigar o contrato internacional em inglês enquanto gênero escrito da linguagem jurídica em inglês e, particularmente, como a condicionalidade nele se manifesta dentro de uma abordagem multifuncional, compreendendo os domínios textual, sócio-cultural e cognitivo. A hipótese é de que, uma construção condicional if p, reflete o padrão problema-solução do desenvolvimento do texto e assume um valor restrito dependendo da posição de if na frase. Os dados analisados foram extraídos de um único corpus: o PSA – Production Sharing Agreement, Contrato de Produção Compartilhada, um tipo de contrato moderno internacional de petróleo. Os resultados parecem confirmar nossa hipótese e revelam a importância estratégica do uso da condicionalidade como parte da estrutura de expectativas do gênero.

Rocha, L.F.M.

Título:A construção da mimese no reality show: uma abordagem sociocognitivista para o discurso reportado

Orientadora: Lilian Ferrari Páginas: 254


Resumo da Tese

Linha de pesquisa:Mecanismos Funcionais do Uso da Língua

Tendo em vista os pressupostos teóricos da lingüística sociocognitiva, esta tese descreve e analisa uma rede de construções gramaticais de discurso reportado coletada do programa de TV Big Brother Brasil ( TV GLOBO 2002), um gênero discursivo recente que tem traços comuns com a commédia dell’arte e mescla atributos do cenário de conversação face-a-face com cenário ficcional. Postula-se que a figura retórica conhecida como mimese (discurso direto com imitação do gesto, da voz e das palavras de outrem) é um indício forte de um processo sociocognitivo que capacita os falantes a compreender e produzir criativa e lingüisticamente a voz do outro. Além disso, defende-se que as construções de discurso reportado têm relações estreitas com as construções de movimento causado e de transferência de movimento causado, via ligações de herança de extensão metafórica e de mesclagem. A partir da natureza do banco de dados, foi possível também verificar como o fenômeno se comporta em relação à prosódia, que se mostrou muito atuante. Em geral, o discurso direto apresenta tendências melódicas variadas, porém acumulativas e regulares, à medida que se reporta em primeira, segunda e terceira pessoa. Reportar outro diretamente tende à ênfase dos traços supra-segmentais. Reportar a si mesmo propende para a manutenção de uma melodia própria, o que também ocorre com o discurso indireto. Um dos achados mais interessantes é a metonímia “falar por pensar”, através da qual discursos proferidos e não-proferidos são reportados, endossando a hipótese de que ato de reportar, em conversação espontânea, exige pouco compromisso com o recurso original, e funciona como um eficiente recurso sociocognitivo no resgate e busca de aliados para a manutenção do prestígio social nas interações face-a-face.

Ribeiro, A. J.C.

Título:Late Closure em Parsing no Português do Brasil

Orientadora:Anthony Julius Naro Páginas: 160


Resumo da Tese

Linha de pesquisa:Gramática na Teoria Gerativa

O presente trabalho constitui pesquisa em psicolingüística, especificamente no campo do processamento de frase, pretendendo-se um primeiro mapeamento da atuação, no português do Brasil (PB), da estratégia de parsing que Frazier (1979) – no âmbito do modelo teórico conhecido como teoria do Garden Path – batizou de Late Closure. A mensuração e análise do desempenho de falantes nativos do PB em experimentos de leitura auto-monitorada, permitiu o cotejo da performance desses sujeitos com a de falantes nativos do espanhol e do inglês, abordando as diferenças trans-lingüísticas observadas no processamento de construções equivalentes nessas e em diversas outras línguas.