COOPERAÇÃO INTERNACIONAL COM O CENTER FOR ADVANCED RESEARCH IN EXPERIMENTAL AND APPLIED LINGUISTICS (ARIEAL) DA MCMASTER UNIVERSITY (CANADÁ).

Contato no POSLING:

Suzi Lima

Contatos na McMaster University:

Características do convênio:

McMaster poderá oferecer financiamento para alunos de pós-graduação e professores da UFRJ (Linguística) visitarem o ARiEAL. Durante as visitas os alunos/professores poderão desenvolver projetos em conjunto e será esperado que haja compartilhamento de expertise da UFRJ com McMaster e da McMaster com a UFRJ, isto é, espera-se uma cooperação ativa e real. Alunos de pós e professores que visitarem o ARiEAL poderão dar um curso sobre o que é feito aqui na UFRJ/Brasil em termos de: 1) pesquisa na área de línguas indígenas (McMaster tem um departamento focado em línguas indígenas canadenses); 2) pesquisa e ensino de L2; 3) pesquisa na área de psicolinguística (incluindo aquisição)/neurolinguística e conexões com outros campos de ciências cognitivas; 4) pesquisas na área de patologias da linguagem.

COOPERAÇÃO INTERNACIONAL COM UNIVERSIDADE DE COLORADO, BOLDER, ESTADOS UNIDOS

Contato no POSLING:

Kristine Stenzel

Contatos na UAL:

Características do convênio:

O Convênio resultou no curso sobre documentação de conversação que foi ministrado por Kristine Stenzel (POSLING) na Universidade do Alaska em junho de 2016 e no desenvolvimento de um projeto de pesquisa apresentado e aprovado pelo National Science Foundation, com início em julho de 2017, com duração de 3 anos e meio.

COOPERAÇÃO ENTRE O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA DA UFRJ (PPGL - UFRJ) E O LANGUAGE ACQUISITION RESEARCH CENTERDA UNIVERSITY OF MASSACHUSETTS AMHERST (LARC-UMASS)

Contato no POSLING:

Marcus Maia

Contato na UMASS:

Características do convênio:

Um acordo de multiatividades por 10 anos foi estabelecido com o Language Acquisition Research Center da University of Massachusetts, tendo sido oficializado (Memo of Understanding - MOU) através das assinaturas do Chanceler da UMASS e pelo Reitor da UFRJ, em 2012. O projeto consiste em uma sequência de atividades de pesquisa em conjunto que culminaram em um congresso realizado na UFRJ, em julho/agosto de 2013, e na publicação de um livro pela Cambridge University Press em 2017 com uma seleção dos trabalhos apresentados na conferência. O convênio tem significado intercâmbio de alunos (programa sanduiche do Brasil) e de professores entre os programas. Para citar duas ações recentes Em 2015 o professor Luiz Amaral ofereceu uma conferência no Posling, os Professores Marcus e Aniela Improta França foram iniciar pesquisa no LARC com o Professor Roeper que foi processada e os resultados estão sendo escritos para publicação em 2017, e aluna do doutorado retornou em 2017 de período sanduíche no LARC.

COOPERAÇÃO INTERNACIONAL COM MASSEY UNIVERSITY DA NOVA ZELÂNDIA, COM DURAÇÃO ATÉ 2022

Contato no POSLING:

Marcus Maia

Contatos na Massey University:

Características do convênio:

Convênio oficial publicado no Diário Oficial de 06/03/2017através do Proc. 23079.001726/2017-16. Espécie: Protocolo de Intenções entre a Massey University e a UFRJ. Objeto: Promover cooperação acadêmica entre a Massey e a UFRJ que será implementada através de acordos específicos, por exemplo intercâmbio de alunos (programa sanduiche do Brasil) e de professores entre os programas. Por exemplo, o Professor Marcus Maia foi palestrante em Massey em 2016 e Peter Petrucci e uma equipe do Ninho de línguas ofereceram conferências e participaram como docentes colaboradores de um curso oferecido para a pós graduação do Posling em 2016. Marcus Maia vai em um período de pós-doutoramento sênior para a Massey University no segundo semestre de 2017. Ainda em 2017 esse time internacional implementará um projeto de ninho de língua na aldeia Kaingang de Nonoai no sul do Brasil, com a supervisão de uma linguista Maori, de Nova Zelândia que virá aqui no Brasil: a professora Hinurewa Poutu. Vigência da colaboração: 05 (cinco) anos. Assinaram o Convênio: pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Reitor Professor Roberto Leher, pela Massey University, o Vice Chancellor Hon. Steve Maharey.

COOPERAÇÃO INTERNACIONAL COM CENTRO DE LINGUÍSTICA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA (CLUL)

Contato no POSLING:

Marcus Maia

Contatos na CLUL:

Características do convênio:

O projeto consiste em uma sequência de atividades de pesquisa em conjunto que permitem trânsito dinâmico e coorientações entre os dois programas. Em 2013 Paula Luegi, então doutoranda do CLUL e hoje professora da instituição, veio fazer um estágio de um ano no laboratório do Professor Marcus Maia. Em 2015 as professoras Aniela Improta França e Aleria Lage ofereceram um workshop na CLUL, em2016 um aluno do POSLING, Fernando Lucio Oliveira, fez estágio sanduíche no Laboratório de psicolinguística e em 2017 uma outra doutoranda, Katharine de Freitas Pereira Neto Aragão da Hora, está prestes a ir para o mesmo laboratório para um sanduiche com subvenção da CAPES.

COTUTELA INTERNACIONAL COM A UNIVERSIDADE DA PROVENCE EM AIX-MARSEILLE

Contato no POSLING:

Maria da Conceição Paiva

Contatos na AIX-MARSEILLE:

Características do convênio:

Acordo de pesquisa em conjunto que culminou com uma tese em cotutela do POSLING com a Universidade de Aix-Marseille. A aluna, Wirla Branca de Lima Rodrigues, sob a orientação no Brasil da Professora Maria da Conceição Paiva, defendeu a tese "La representation spatiale en portugais et dans les langues romanes:étude contrastive des démonstratifs et des adverbes de lieu com uma banca composta por dois professores brasileiros e dois professores da Universidade Aix-Marseille, na França. A tese foi aprovada com a menção très honorable.

COTUTELA INTERNACIONAL COM A UNIVERSIDADE DA PROVENCE EM AIX-MARSEILLE

Contato no POSLING:

Tania Clemente

Contatos na AIX-MARSEILLE:

Características do convênio:

Acordo de pesquisa em conjunto que culminou com uma tese em cotutela do POSLING com a Universidade de Aix-Marseille. O aluno, Lucas Nascimento. O Professor Guilhamou também será coautor em artigo para a o vol. 2 da revista Policromias, um novo veículo editado pela Professora Tania.

COOPERAÇÃO INTERNACIONAL COM Universidade Aberta, Lisboa

Contato no POSLING:

Lilian Ferrari

Contatos na UAL:

Características do convênio:

Estabelecimento de pesquisa multicêntrica entre a Professora Lilian Ferrari e a Profa Hanna Batoreo (da Universidade Aberta, Lisboa). O acordo incluiu em 2016 a publicação em coautoria de artigo no periódico internacional no Journal of Cognitive Semantics.

COOPERAÇÃO INTERNACIONAL COM Universidade de Londres, SOAS

Contato no POSLING:

Kristine Stenzel

Contatos na SOAS:

Características do convênio:

A cooperação se deu em torno do Projeto “Towards a typology of small-scale multilingualism”, escrito em conjunto ganhou apoio da British Academy para a organização de dois eventos: o primeiro se realizou em 2016 e o segundo ocorrerá no Museu do Índio, no Rio, de 21-25 de agosto de 2017, trazendo pesquisadores do Brasil e duas pesquisadores do grupo de Londres para apresentações e discussões sobre sistemas regionais multilíngues no Brasil.

COOPERAÇÃO INTERNACIONAL COM University of Auckland (New Zealand)

Contato no POSLING:

Tania Clemente

Contatos na SOAS:

Características do convênio:

Entre outras coisas o convênio resultou na liberação de tradução de um artigo seu para o vol. 1 da revista Policromias - revista de estudos do discurso, imagem e som ( www.labedis.mn.ufrj.br), bem como um pequeno artigo inédito (no mesmo volume), em que o autor tece considerações sobre seu posicionamento teórico no referido artigo traduzido.

COOPERAÇÃO INTERNACIONAL COM O ZAS (LEIBNIZ-ZENTRUM ALLGEMEINE SPRACHWISSENSCHAFT) ALEMANHA

Contato no POSLING:

Suzi Lima

Contatos na ZAS:

Características do convênio:

Em 2015 foi estabelecida uma colaboração bilateral entre a UFRJ e a ZAs na Alemanha. Trata-se de uma colaboração através da Bolsa FAPERJ/DFG tendo como coordenadora no Brasil a Professora Suzi Lima (UFRJ) e na Alemanha, o Professor Uli Sauerland (ZAS). Projeto: Sentenças complexas em línguas indígenas: estudos experimentais e teóricos.

Coordenação

Coordenadora: Prof. Aniela Improta França
aniela@letras.ufrj.br
Vice-coordenador: Prof. Alessandro M. Boechat
alboechat@gmail.com
Secretário: Mário Lúcio
lucio@letras.ufrj.br

Contate-nos

Entre em contato conosco pelo telefone oficial da pós-graduação ou pelo email

Endereço

Programa de Pós-graduação em Letras Clássicas
Faculdade de Letras da UFRJ
Av. Horácio de Macedo, 2151
Sala F. 321
Cidade Universitária - CEP 21941-917
Rio de Janeiro - RJ