O Programa de Pós-graduação em Linguística da UFRJ tem tido atuação importante na formação e no desenvolvimento de grupos de pesquisa em diferentes áreas da Linguística, vinculados a universidades públicas brasileiras. Os laboratórios abaixo foram constituídos a partir da formação de seus líderes no Laboratório de Psicolinguística Experimental – LAPEX (UFRJ/CNPq)



Laboratório de Processamento da Linguagem – LAPROL/UFPB


O LAPROL-UFPB é formado pelos membros do GEPROL/CNPq (Grupo de Estudos em Processamento Linguístico) e por colaboradores de outras instituições (UFRJ, UFJF, Universidade de Concordia – Canadá). O LAPROL tem como objetivo pesquisar a linguagem humana na perspectiva da Psicolinguística Experimental, investigando os processos mentais relacionados à compreensão e à produção de linguagem. Os temas focalizados nas pesquisas do LAPROL dizem respeito ao Processamento linguístico em adultos sem patologia, processamento linguístico em aprendizes de L2, e ao processamento linguístico em indivíduos com patologias e déficits de linguagem.



Grupo de Estudos em Psicolinguística Experimental – GEPEX/UFF


O Grupo tem como objetivo pesquisar a linguagem humana na perspectiva da Psicolinguística, investigando os processos mentais relacionados à compreensão e à produção de linguagem em adultos. Além disso, investiga fenômenos linguísticos relacionados ao processamento da linguagem executado por sujeitos portadores de transtornos ou distúrbios de linguagem, como dislexia, TDAH, agramatismo etc. O Grupo possui um laboratório que apresenta um caráter inovador no que se refere à região leste fluminense, por se tratar do primeiro grupo de pesquisa na UFF a estudar o processamento linguístico a partir de uma metodologia tanto off-line, quanto on-line.



Estudos Experimentais da Prosódia em Português Brasileiro – UFMG


Este grupo integra projetos de pesquisa sobre a) aspectos prosódicos da fala de indivíduos que apresentam dificuldades na comunicação linguística; b) prosódia implícita e significado em sentenças declarativas; c) desenvolvimento de metodologia experimental para investigação da percepção da entonação; d)Prosódia da leitura.

 

Coordenação

Coordenadora: Prof. Aniela Improta França
aniela@letras.ufrj.br
Vice-coordenador: Prof. Alessandro M. Boechat
alboechat@gmail.com
Secretário: Mário Lúcio
lucio@letras.ufrj.br

Contate-nos

Entre em contato conosco pelo telefone oficial da pós-graduação ou pelo email

Endereço

Programa de Pós-graduação em Letras Clássicas
Faculdade de Letras da UFRJ
Av. Horácio de Macedo, 2151
Sala F. 321
Cidade Universitária - CEP 21941-917
Rio de Janeiro - RJ